10 de November de 2021 | Saúde Mental
Em termos de tratamentos dietéticos, o pai da medicina moderna, William Osler, já sugeria "uma dieta restrita em vegetais" há mais de 100 anos atrás. Afinal, muitos alimentos vegetais são ricos em compostos antiinflamatórios e antioxidantes e, da mesma forma, os produtos de origem animal podem ter propriedades pró-inflamatórias.
Existem evidências científicas para embasar essa idéia? Um estudo com 42 pacientes com enxaqueca observou um redução importante da intensidade e frequência da dor no grupo que recebeu uma dieta vegetariana restrita saudável (plant based), por 4 semanas, além de uma perda média de 4 Kg no período.
Reduzir o ter de gordura da dieta também pode ajudar. Outro trabalho reduziu a ingestão de gordura saturada pela metade, esse tipo de gordura é encontrada principalmente em carnes, laticínios e alimentos ultraprocessados. Os pesquisadores concluíram que uma redução na ingestão de gordura saturada pode ajudar a controlar os ataques de enxaqueca.
Possíveis mecanismos seriam a presença de compostos que bloqueiam a ação do CGRP, uma molécula central na produção da dor da enxaqueca e a presença do magnésio, encontrado em muitos alimentos de origem vegetal, principalmente em vegetais de folhas verdes, feijão, nozes, sementes e grãos inteiros. Levando em consideração que os suplementos de magnésio podem causar efeitos adversos, como diarreia, eu recomendaria consumir da maneira que a natureza planejou.
@dr_youngblood
#medicinadoestilodevida #lifestylemedicine #cbmevregionalPR #mevparatodos #dordecabeca #enxaqueca #alimentacao #qualidadedevida
Fonte: https://nutritionfacts.org/video/foods-that-help-headache-and-migraine-relief/