28 de September de 2021 | Medicina do Estilo de Vida
Isolamento social pode ser definido como o ato voluntário ou involuntário de se manter distante do convívio com outras pessoas ou com a sociedade, pode ser medido de forma OBJETIVA. Solidão é diferente, é a sensação SUBJETIVA de isolamento ou um nível de conexão social abaixo do desejado.
Vários estudos tem provado que ambos estão associados a um aumento da mortalidade por todas as causas, o Estudo Longitudinal Inglês sobre o Envelhecimento (ELSA), que acompanhou 6.500 idosos por mais de 7 anos, demonstrou que o isolamento social e a solidão aumentaram em 50% o risco de mortalidade de forma independente de sexo e idade.
A saúde mental e cardíaca são as mais afetadas, o risco de infarto, AVC e demência são mais altos nos indivíduos com menos relacionamentos e interações sociais. Não está totalmente definido, mas parece que o isolamento também aumenta as chances de diabetes.
A explicação para esse efeito parece ser devido às alterações no sistema imunológico e endócrino, algo que vem ganhando destaque através de estudos da psiconeuroimunologia.
Agora imaginem o impacto que essa pandemia está tendo na nossa saúde e principalmente na saúde de nossos pais e avós, os mais afetados pelo isolamento.
Pense nisso e não esqueça de cuidar de você e da sua família!!!
@cbmev.org.br @dr_youngblood @clinica.atmus
#medicinadoestilodevida #lifestylemedicine #cbmevregionalPR #mevparatodos #isolamento #pandemia #isolamentosocial
Fonte: HOLT-LUNSTAD, J.; STEPTOE, A. Social isolation: An underappreciated determinant of physical health. Current Opinion in Psychology, [S. l.], v. 43, p. 232–237, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2021.07.012