Entenda a diferença entre exercícios aeróbicos e musculação

Calendário

02 de December de 2021 | Medicina do Estilo de Vida

Exercícios Aeróbicos X Musculação

Que os exercícios físicos melhoram a saúde, previnem doenças crônica e retardam o envelhecimento celular você já sabe. Porém, qual tipo de exercício é o mais indicado? Exercícios aeróbicos do tipo corrida, andar de bicicleta e natação ou exercícios de força como a musculação?
Os estudos sugerem que a prática de exercícios físicos aumenta a ação da telomerase e eles nos ajudam a compreender quais tipos são melhores para manter as células saudáveis. Dois tipos se destacaram: exercícios de resistência aeróbica moderados, realizados três vezes por semana com duração de 45 minutos cada, por seis meses, duplicaram a atividade da telomerase. O mesmo ocorreu no High-Intensity Interval Training (HIIT-Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), no qual curtos períodos de atividade de alta frequência cardíaca são alternados com períodos de descanso. Exercícios de força não tiveram efeitos significativos em relação à telomerase (embora causassem outros benefícios; os pesquisadores concluíram que “exercícios de força deveriam complementar o treinamento de resistência em vez de ser um substituto”).
Eles também descobriram que, independentemente do tipo de exercício, as pessoas que mais aumentaram a boa forma aeróbica apresentavam os maiores níveis na atividade da telomerase. Isso nos diz que é a boa forma cardiovascular subjacente que mais importa.
Resumindo, ambos são importantes e complementares, mas se tiver que escolher um pra começar escolha o aeróbico e com o tempo acrescente os treinos de força. Infelizmente o treino de musculação isoladamente não tem os mesmo benefícios para a saúde no longo prazo. A OMS recomenda 150 minutos de exercício físico moderado por semana e dois treinos de 60 minutos de trteino muscular.

Dr. Marcelo Rezende Young Blood Dr. Marcelo Rezende Young Blood