Exercício é Remédio?

Calendário

18 de January de 2022 | Medicina do Estilo de Vida

    Não há nenhuma dúvida que o sedentarismo é um grave problema de saúde pública, diabetes, hipertensão arterial, depressão e alguns tipos de câncer são exemplos de doenças associadas à inatividade física.


    Quando falamos em remédio as primeiras coisas que nos vem à cabeça são comprimidos, cápsulas ou pequenos frascos com substâncias mágicas que nos aliviam ou prometem melhorar a nossa saúde. Porém, a Medicina do Estilo de Vida tem uma proposta diferente e usa as mudanças do estilo de vida como remédios para prevenir e tratar muitas doenças crônicas. Em 2007 o Colégio Americano de Medicina do Esporte lançou uma campanha "Exercise is Médicine" com a intenção de informar e educar médicos e profissionais de saúde sobre a importância do exercício para a saúde e reduzir o estigma de que exercício serve apenas para deixar o corpo bonito. Não há nenhum medicamento que possa influenciar positivamente tantos sistemas orgânicos como a atividade física.


    Programas de exercícios físicos foram tão efetivos quanto medicamentos na prevenção do diabetes e do IAM e melhor que a medicação na reabilitação de pacientes que sofreram um AVC. Se um medicamento tivesse a mesma quantidade de informação científica de qualidade sobre os benefícios do exercício, todo médico que não o prescrevesse seria considerado ruim.
    Por isso é importante que os profissionais de saúde e seus pacientes monitorem a quantidade de exercício físico semanal e também o comportamento sedentário. A recomendação da OMS é de 150 minutos semanais de exercício moderado, ou seja, de intensidade suficiente para você conseguir falar, porém não cantar. Evite ficar sentado por tempo prolongado, a cada 30-60 minutos levante-se, alongue-se, faça alguns agachamentos, ou seja, movimente-se. Opte pela escada no lugar do elevador, troque o carro pela bicicleta e aproveite toda a oportunidade para caminhar, por exemplo, pare mais longe no estacionamento, desça um pouco antes do carro de aplicativo ou ônibus. Em pouco tempo você vai perceber os benefícios destas simples medidas.

Fonte: Thompson, W. R., Sallis, R., Joy, E., Jaworski, C. A., Stuhr, R. M., & Trilk, J. L. (2020). Exercise Is Medicine. American Journal of Lifestyle Medicine, 14(5), 511–523. https://doi.org/10.1177/1559827620912192

Dr. Marcelo Rezende Young Blood Dr. Marcelo Rezende Young Blood