Fevereiro Roxo e a Prevenção da Doença de Alzheimer
Nos últimos anos, alguns meses vêm sendo associados a cores. Começou com o Outubro Rosa, continuou com o Novembro Azul e, depois, vários outros surgiram. As cores são símbolos de campanhas de conscientização sobre doenças.
FEVEREIRO ROXO
A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. O foco desta campanha é na conscientização sobre o Lupus, a Fibromialgia e a doença de Alzheimer, doenças graves que tem tratamento, mas também podem ser prevenidas com as estratégias que conversamos toda semana, a Medicina de Estilo de Vida (MEV).Na semana passada fizemos nossa primeira “Live” no Instagram com o tema “Enfrentando a Fibromialgia” ela ficou gravada no feed do nosso perfil no Instagram, assista lá… Hoje vamos conversar um pouco sobre a prevenção da doença de Alzheimer.
O ALZHEIMER
Em 2020 a revista Lancet publicou um extenso relatório sobre prevenção, intervenção e cuidado aos pacientes com demências. Foram identificados 12 fatores de risco modificáveis que podem prevenir 40% (talvez mais) dos casos de demência. São eles: pouca educação, hipertensão arterial, déficit auditivo, tabagismo, obesidade, depressão, inatividade física, diabetes, contato social infrequente, consumo excessivo de álcool, trauma de crânio e poluição do ar. Os três últimos foram incluídos neste último relatório.
As modificações do estilo de vida que defendemos na MEV melhoram direta ou indiretamente a maioria destes fatores, ficando de fora apenas a baixa educação, o déficit auditivo e a poluição do ar que são medidas de maior responsabilidade dos governos, mas que também são afetadas por escolhas individuais.
Somente a alimentação saudável, onde sugerimos um padrão predominantemente vegetariano (whole food plant based diet), e a atividade física regular reduzem as chances de desenvolver 5 deles, a hipertensão arterial, a obesidade, a depressão, diabetes e o próprio sedentarismo. O trauma de crânio é fortemente associado ao consumo de álcool com consequente acidentes automobilísticos e quedas.
A maioria destes fatores está inter-relacionada e a melhora de um deles acaba auxiliando na melhoria de outros. Nunca é cedo demais ou tarde demais para se iniciar a prevenção do Alzheimer, o melhor momento é agora! Não se preocupe em fazer grandes modificações de uma só vez, inicie com pequenos passos, mude um hábito ainda hoje!!!
Fonte: Livingston, G., Huntley, J., Sommerlad, A., Ames, D., Ballard, C., Banerjee, S., Brayne, C., Burns, A., Cohen-Mansfield, J., Cooper, C., Costafreda, S. G., Dias, A., Fox, N., Gitlin, L. N., Howard, R., Kales, H. C., Kivimäki, M., Larson, E. B., Ogunniyi, A., … Mukadam, N. (2020). Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission. The Lancet, 396(10248), 413–446. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30367-6.
Dr. Marcelo Rezende Young Blood