21 de April de 2022 | Medicina do Estilo de Vida
Ainda falando sobre o sono gostaria de apresentar pra vocês outro forma não medicamentosa de tratar ou amenizar a insônia, a meditação!!!
Porém, antes disso gostaria de explicar brevemente o que é meditar. Segundo o Dr. Roberto Cardoso em seu livro Medicina e Meditação, meditar consiste em perceber o real papel da mente, não se trata de uma questão de análise, mas de percepção. O objetivo da meditação é apenas observar, sem tentar dominar, destruir, julgar, comparar ou analisar.
Meditar não é esvaziar a mente e sim focar/concentrar a atenção em apenas um pensamento. Meditação não é religião, mas encontramos técnicas meditativas em quase todas as religiões conhecidas. Existem diversas técnicas, algumas induzem estados de relaxamento e outras estados de ativação mental. Podemos classificar a meditação em técnicas passivas onde o meditador assume uma determinada postura e permanece nela e as ativas que incluem movimentos ritmados ou não, ótima opção para aqueles que tem dificuldade de ficar parado.
Quando pesquisamos estudos científicos sobre meditação e sono o tipo mais encontrado é o mindfulness ou atenção plena, método criado pelo americano Jon Kabat-Zim na década de 70 e que foi inspirado em uma prática budista. Na verdade o mindfulness não é uma prática meditativa e sim um programa de oito semanas de técnicas variadas que incluem meditações guiadas e exercícios de relaxamento. O nome correto do programa é redução do estresse baseado em atenção plena ou "mindfullness-based stress reduction" (MBSR) do inglês.
Uma importante revisão sistemática sobre meditação e qualidade de sono é o trabalho de Rusch e colaboradores, do National Institute of Mental Health (NIMH), importante órgão de pesquisa em saúde mental do governo americano. O trabalho revisou 18 pesquisas sérias sobre mindfulness e qualidade de sono, com o total de 1654 pacientes, em resumo chegou às seguintes conclusões:
O MBSR teve eficácia semelhante à outros terapias de primeira linha para o sono; O MBSR foi superior ao placebo; Os efeitos positivos sobre o sono permaneceram por até 1 ano;
O que você pensa sobre meditação???
Fontes: Rusch, H. L., Rosario, M., Levison, L. M., Olivera, A., Livingston, W. S., Wu, T., & Gill, J. M. (2019). The effect of mindfulness meditation on sleep quality: a systematic review and meta‐analysis of randomized controlled trials. Annals of the New York Academy of Sciences, 1445(1), 5–16. https://doi.org/10.1111/nyas.13996 Roberto Cardoso. Medicina e Meditação - um Médico Ensina a Meditar. Editora MG Editores, 2011.