17 de June de 2021 | Medicina do Estilo de Vida
O termo sindemia não é tão popular, mas foi sugerido em um editorial pelo Dr. Richard Horton, editor-chefe da prestigiada revista científica The Lancet. Esse termo vem da união das palavras 'sinergia' e 'pandemia', quando duas ou mais doenças interagem de tal forma que causam danos maiores do que a mera soma dessas duas doenças.
Neste caso estamos falando da sinergia entre a COVID-19 e as doenças relacionadas ao estilo de vida que comentamos recentemente. Todos já conhecem o fator de risco para formas graves associados ao diabetes, obesidade, sedentarismo e doenças cardíacas. Essas doenças já são um problema há bastante tempo, mas com o isolamento social, o ganho de peso, a redução da mobilidade e o aumento da desigualdade social o impacto sobre a saúde e o bem estar das pessoas é muito maior. Afetando não somente as vítimas da COVID-19, mas toda a população.
E porque estou falando desse assunto? Porque precisamos mudar de estratégia, há muito tempo temos um sistema de saúde focado no tratamento de doenças e não na promoção da saúde e bem estar. A COVID-19 deixou claro como esse modelo é ineficiente, governos do mundo todo foram incapazes de lidar com o problema. Precisamos estimular a saúde nas pessoas!! Enquanto o sistema não muda, está na hora de você mudar e passar a cuidar mais de você mesmo. Entenda o que é uma alimentação saudável, busque o movimento, preste atenção ao seu sono e estresse e, o mais importante de todos, cultive bons relacionamentos.
@cbmev.org.br @clinica.atmus
#medicinadoestilodevida #lifestylemedicine #mevregionalPR #mevparatodos #pandemia
Fontes: 'Covid-19 não é pandemia, mas sindemia': o que essa perspectiva científica muda no tratamento
Horton R. Offline: COVID-19 is not a pandemic. Lancet. 2020 Sep 26;396(10255):874.
Sites: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54493785
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32979964/