Para uma velhice mais saudável, mude o modo como você pensa nela!

Calendário

21 de October de 2021 | Medicina do Estilo de Vida

Cuidado com o modo como você pensa nos idosos!!! As pessoas que internalizam e aceitam estereótipos negativos associados à idade podem se transformar em estereótipos da idade. Se você acredita que é normal ficar esquecido e acumular problemas de saúde pode apostar que terá mais chances de ficar desse jeito. Esse fenômeno, chamado personificação de estereótipos, foi identificado por Becca Levy, uma psicóloga social da Universidade Yale.

Mesmo que apresentem uma boa saúde atualmente, as pessoas que têm crenças negativas relacionadas ao envelhecimento agem de modo diferente das pessoas que têm uma visão mais positiva do assunto. Elas acreditam que têm menos controle sobre o desenvolvimento de doenças e não trabalham com tanto empenho nos comportamentos que possam gerar mais saúde, tais como praticar exercícios e cuidar da alimentação. Elas têm probabilidade duas vezes maior de morrer de um ataque cardíaco, e à medida que as décadas passam, experimentam um declínio mais acentuado da memória. Quando elas estão feridas ou doentes, se recuperam mais lentamente.

Sentir-se mais jovem está associado a uma maior satisfação na vida, ao crescimento pessoal e a mais conexões sociais. No entanto, isso é diferente de desejar ser mais jovem, um homem de 50 anos que gostaria de poder ter 30 novamente tende a ser infeliz e insatisfeito com a própria vida.

É fundamental para um envelhecimento saudável nos aceitarmos como somos.

Dr. Marcelo Rezende Young Blood Dr. Marcelo Rezende Young Blood