30 de September de 2021 | Saúde Mental
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor difusa associada a outros sintomas como fadiga, problemas no sono e dificuldade de concentração. É uma síndrome porque é um conjunto de sintomas que não tem uma causa única conhecida e vários fatores físicos ou emocionais (como infecções, traumas ou estresse) podem ter um papel no desenvolvimento dos sintomas. Um exemplo disso são os sintomas pós-COVID que estão sendo comparados aos da fibromialgia.
É considerada um transtorno da regulação da dor, classificada como uma forma de sensibilização do sistema nervoso central que se torna hiper-reativo aos estímulos do ambiente. Não existe exame de imagem ou de laboratório que confirme a síndrome e apesar da dor afetar os músculos, as articulações e os tendões, não existe evidência de inflamação nestes tecidos.
No entanto, alguns trabalhos têm demonstrado alterações no sistema imunológico, por exemplo, com o aumento de algumas citocinas inflamatórias. Nessa linha um grupo de pesquisadores ingleses e suecos publicou um interessante artigo. Os cientistas retiraram uma parte do sangue de paciente com fibromialgia contendo imunoglobulinas (anticorpos) e injetaram em um grupo de camundongos. Qual foi o resultado? Os camundongos se tornaram mais sensíveis à estímulos mecânicos e térmicos, além de se movimentarem menos, ou seja, desenvolveram uma espécie de sensibilização dolorosa periférica. Os autores concluíram que parte dos sintomas da fibromialgia podem ser de natureza autoimune.
Porque isso é importante? Ainda não sabemos se esses resultados servem para todos os pacientes, mas com certeza traz mais um ponto de vista sobre essa condição e futuramente pode ajudar no alívio da dor e sofrimento das pessoas com fibromialgia.
@cbmev.org.br @dr_youngblood @clinica.atmus
#medicinadoestilodevida #lifestylemedicine #cbmevregionalPR #mevparatodos #fibromialgia #dorcronica #dor
Fonte: GOEBEL, A. et al. Passive transfer of fibromyalgia symptoms from patients to mice. Journal of Clinical Investigation, [S. l.], v. 131, n. 13, 2021.