Saúde Planetária e a Declaração de São Paulo

Calendário

18 de November de 2021 | Medicina do Estilo de Vida

Concluindo a nossa pequena série sobre Saúde Planetária, hoje vamos falar um pouco sobre esse importante documento. A Declaração de Saúde Planetária de São Paulo é uma chamada global à ação da comunidade, traçando um caminho para apoiar um mundo pós-pandêmico mais justo e resiliente. As recomendações transversais da Declaração foram elaboradas durante o Encontro e Festival Anual de Saúde Planetária 2021 em São Paulo, Brasil, concluindo com uma consulta global de cerca de 350 participantes de mais de 70 países apoiados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

“A urgência deste momento não se pode pôr em palavras,” afirma Sam Myers, diretor da Planetary Health Alliance.

A Declaração de São Paulo foi lançada às vésperas da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica e das negociações sobre mudanças climáticas da COP26, além das reuniões do G20 e da Stockholm +50 em meio à pandemia de COVID-19.

A pandemia COVID-19 é um ponto de inflexão em cada uma de nossas vidas e deve servir como um momento de transição para a humanidade. Isso exige uma rápida mudança na maneira como produzimos e consumimos alimentos, energia e bens manufaturados; requer repensar a maneira como projetamos e vivemos nas cidades do mundo; e insiste em que curemos nosso relacionamento com a natureza e uns com os outros. Essa mudança de paradigma requer a participação de todos os setores, todas as comunidades e todos os indivíduos.

Entre os 19 setores citados na Declaração, uma amostra daquilo que a comunidade de saúde planetária conclama inclui:
• As empresas devem investir e implementar planos para negócios positivos para a Natureza e zero emissões.
• Os governos devem colocar a saúde planetária no centro das políticas internacionais, nacionais e locais, dos planos de recuperação e orçamentos, especialmente nos planos pós-COVID-19 e em políticas econômicas e ambientais.

• O setor de saúde deve reorientar todos os aspectos dos sistemas de saúde em direção à saúde planetária – desde suprimentos, fontes de energia, eficiência da assistência médica até redução de resíduos.
• A imprensa deve contar histórias sobre aqueles que estão protegendo a Natureza e lutando por justiça e equidade, responsabilizar aqueles que estão causando prejuízos aos sistemas naturais do planeta e lutar contra a desinformação.

Dr. Marcelo Rezende Young Blood Dr. Marcelo Rezende Young Blood