04 de November de 2021 | Medicina do Estilo de Vida
A saúde planetária é um movimento social e um campo transdisciplinar que busca compreender, quantificar e agir para reverter os efeitos do crescimento da população humana e da aceleração das atividades socioeconômicas sobre o ambiente que ao gerar perturbações dos ecossistemas naturais da Terra, por sua vez, impactam, retroativamente, na saúde e o bem-estar humano e de toda a vida no planeta.
Estamos agora em uma nova era geológica, o Antropoceno, caracterizada pelo impacto dramático da humanidade nos sistemas naturais da Terra. E embora a saúde do cidadão global médio tenha melhorado no último século, a saúde do nosso planeta diminuiu drasticamente - colocando em risco os ganhos de saúde pública historicamente recentes e frágeis.
Nunca antes a pegada da humanidade foi tão grande. Estamos ultrapassando os recursos disponíveis, desde 1950, a população humana aumentou quase 200% e o consumo de combustível fóssil em mais de 550%. Colocamos represas em cerca de 60% dos rios do mundo, limpamos quase metade das florestas temperadas e tropicais, usamos quase metade da água doce acessível todos os anos.
E está afetando nossa saúde. Mudanças climáticas, perda de biodiversidade, desmatamento e outros fatores afetam onde, quando e com que intensidade as doenças infecciosas surgem, o principal exemplo é a pandemia da COVID-19. O aumento da seca, o declínio dos polinizadores e as tempestades extremas tornam mais difícil o cultivo de alimentos. A poluição do ar, seja por emissões industriais ou fumaça de incêndios, pode levar a doenças cardiorrespiratórias. E como anda a nossa saúde mental?
Tudo está conectado, o que fazemos para o mundo volta a nos afetar, e nem sempre da maneira que esperaríamos. Compreender e agir sobre esses desafios exige uma colaboração massiva através das fronteiras disciplinares e nacionais para garantir nossa saúde.
@dr_youngblood
#planetaryhealth #medicinadoestilodevida #lifestylemedicine #cbmevregionalPR #mevparatodos #planeta #saúde #qualidadedevida #covid19 #pandemia #saúdeplanetária
Fontes:
http://saudeplanetaria.iea.usp.brhttps://www.planetaryhealthalliance.org