09 de September de 2021 | Saúde Mental
Você sabia que é possível prevenir a doença de Alzheimer assim como outras demências? Muitas pessoas acreditam que o fato de seus pais apresentarem a doença estão condenadas a evoluírem da mesma forma e que nada pode ser feito.
A doença de Alzheimer faz parte do grupo de doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida. A revista Lancet, publicou no ano passado as recomendações de uma comissão internacional de cientistas para a prevenção, intervenção e cuidado aos pacientes com demência. Nele foram citados 12 fatores de risco modificáveis que podem prevenir 40% dos casos de demência. São eles: pouca educação, hipertensão arterial, déficit auditivo, tabagismo, obesidade, depressão, inatividade física, diabetes, contato social infrequente, consumo excessivo de álcool, trauma de crânio e poluição do ar. Os três últimos são os mais recentes descobertos pela ciência.
Nessa mesma linha, acaba de sair no site (ainda não publicado) da revista Neurology (Associação Americana de Neurologia) um trabalho que reforça o papel do estilo de vida no desenvolvimento das demências. Os autores estudaram mais de 4 mil holandeses com idade média de 59 anos e aplicaram uma escala chamada LIBRA (Lifestyle for Brain Health, ou seja, Estilo de Vida para um Cérebro Saudável em uma tradução livre) e perceberam que aqueles com pior estilo de vida apresentaram piores níveis de atenção, memória e velocidade de processamento de informações, além de maior atrofia cerebral.
Se você tem 55 anos ou mais e sabe um pouco de inglês, pode calcular o seu risco de desenvolver demência usando essa ferramenta, no seguinte endereço: [https://www.evidencio.com/models/show/1041](https://www.evidencio.com/models/show/1041).
@cbmev.org.br @dr_youngblood @clinica.atmus
#medicinadoestilodevida #lifestylemedicine #mevregionalPR #mevparatodos
Fontes:
LIVINGSTON, G. et al. Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission. The Lancet, [S. l.], v. 396, n. 10248, p. 413–446, 2020.
HEGER, I. S. et al. Associations of the Lifestyle for Brain Health Index With Structural Brain Changes and Cognition: Results From the Maastricht Study. Neurology, (ahead of print)