Você estaria disposto a mudar sua alimentação para se livrar da enxaqueca?

Calendário

23 de August de 2022 | Especialidade Médica

 

    A enxaqueca afeta 1 em cada 10 pessoas no mundo todo e parece que esse número está aumentando. Vários alimentos são conhecidos como gatilhos para crises: chocolate, café, queijo, álcool e frutas cítricas. Várias dietas diferentes já foram testadas como tratamento, porém, os dados são insuficientes para definir qual seria a ideal.

 

 

Dietas predominantemente vegetarianas (plant-based diets) tem ganhado popularidade no tratamento de várias doenças crônicas, com benefícios adicionais na perda de peso e na saúde do planeta. Olga Morton, pesquisadora do mundialmente conhecido King’s College de Londres, acaba de publicar um artigo com uma séria de casos de pacientes que apresentaram importante redução da frequência, intensidade e duração das crises de enxaqueca após mudarem a sua alimentação para uma dieta predominantemente vegetariana. Todos os casos tinham longa história de dor e baixa resposta ao tratamento com medicamentos.
    

 

A mudança foi gradual, eliminando toda a comida industrializada (ultraprocessada) e a maior parte dos alimentos de origem animal (laticínios, carnes e ovos), reduzindo também o consumo de chocolate ao leite, óleos e açúcar. Várias frutas, verduras, legumes, massas e arroz integrais, nozes e sementes foram estimulados a aumentar o consumo.

 


    Talvez essa mudança alimentar pareça um pouco radical, mas será que não valeria a pena experimentar por algumas semanas??

 


    Para algumas pessoas, somente a dieta pode não ser suficiente e outras mudanças no estilo de vida podem ser necessárias, como por exemplo exercícios físicos e redução do estresse.

 


    Se você tem enxaqueca ou outra dor crônica e gostaria de experimentar uma forma mais saudável e com menos medicamentos para controlar a sua dor, venha conversar com a gente!!!

 

Fonte: Morton, O., Shehata, M., Gabbitas, N., & Kassam, S. (2022). A Whole Food Plant-Based Approach for Migraine; A Case Series. American Journal of Lifestyle Medicine, 155982762211205. https://doi.org/10.1177/15598276221120520

Dr. Marcelo Rezende Young Blood Dr. Marcelo Rezende Young Blood