14 de October de 2021 | Medicina do Estilo de Vida
Você se lembra da proteção de plástico nas pontas dos cadarços dos sapatos? Elas se chamam agulhetas. As agulhetas estão lá para evitar que os cadarços fiquem esfiapados. Agora imagine que os cadarços dos seus sapatos são seus cromossomos, as estruturas dentro de suas células que carregam suas informações genéticas. Os telômeros são como as agulhetas, eles formam capinhas nas pontas dos cromossomos e evitam que o material genético se desenrole. Eles são as agulhetas do envelhecimento. Porém, os telômeros tendem a encurtar com o passar do tempo e quando os telômeros se tornam curtos demais, a célula para de se dividir completamente. Os telômeros não são o único motivo para uma célula envelhecer, há outros fatores que nós ainda não compreendemos muito bem. Mas os telômeros curtos são uma das razões básicas pelas quais as células humanas envelhecem.
A boa notícia é que você pode tomar uma atitude e ter algum controle sobre quão curtos eles são:
⁃ Quando vivemos momentos de estresse e reagimos de forma negativa, sentindo-nos extremamente ameaçados, essa reação está ligada a telômeros mais curtos. Nós podemos reformular nosso ponto de vista sobre as situações de modo mais positivo e aumentar a nossa resiliência. Diversas técnicas mente-corpo, incluindo meditação e qigong, comprovaram reduzir o estresse e aumentar a telomerase, a enzima que repõe os telômeros.
⁃ Exercícios que promovem uma boa condição cardiovascular são excelentes para os telômeros.
⁃ Telômeros odeiam comida industrializada como cachorros-quentes, mas adoram alimentos frescos e integrais.
⁃ Locais que são pobres em coesão social, ou seja, onde as pessoas não se conhecem e não confiam umas nas outras, são ruins para os telômeros. Isso é válido para qualquer nível de renda.
⁃ Crianças em situação de vulnerabilidade têm telômeros mais curtos. Afastar as crianças de circunstâncias onde há negligência pode reverter parte desse efeito.
Os telômeros nos cromossomos dos óvulos e espermatozoides são transmitidos diretamente para o bebê em desenvolvimento. Isso significa que, se seus pais tiveram vidas difíceis que encurtaram os telômeros deles, eles podem ter transmitido esses telômeros mais curtos para você! Se você acha que esse pode ser o seu caso, não entre em pânico. Os telômeros também podem aumentar de tamanho e você pode iniciar hoje um novo estilo de vida para promover isso. Também significa que as nossas escolhas atuais podem resultar em um legado celular positivo para a próxima geração.
#telomeros #envelhecimento #vidasaudável #mev #pontagrossapr #clinicaatmus
Fonte: O Segredo Está Nos Telômeros de Elizabeth Blackburn e Elissa Epel. Ed. Planeta, 2017.v