Você pode escolher apenas uma, qual vai ser?

Calendário

25 de November de 2021 | Medicina do Estilo de Vida

Duas Pílulas

Vamos fingir que você está em um consultório médico do futuro. Você está preocupado com a sua saúde e gostaria de saber quais os novos lançamentos da indústria farmacêutica para prevenir doenças e aumentar o vigor e bem estar. O médico ouve suas preocupações pacientemente e comenta que existem duas opções de "pílulas de última geração" para atender às suas necessidades:

- A primeira pílula diminui a pressão arterial, estabiliza os níveis de insulina, melhora o humor, aumenta a queima de calorias, previne a osteoporose, diminui o risco de acidente vascular cerebral e de doenças cardiovasculares, porém, os efeitos colaterais incluem insônia, alergias cutâneas, náusea, gases, diarreia, ganho de peso e muitos outros.
- Humm!!! - você diz - e quanto à segunda pílula? O que ela faz?
- Ela proporciona os mesmos benefícios - diz o médico, animado.
- E quanto aos efeitos colaterais? - você pergunta.
- Não há nenhum - responde o profissional radiante.
- Então não há dúvida, eu quero essa…
- Ótima escolha, mas infelizmente essa pílula não existe. Porém, esses e outros benefícios, você pode obter fazendo exercícios físicos regularmente!!!

O que você não sabia é que esse médico do futuro está bem preparado com ferramentas e habilidades da medicina do estilo de vida. A primeira pílula também é imaginária, uma síntese fantasiosa de betabloqueadores para controlar a pressão arterial alta, estatinas para reduzir o colesterol, remédios contra diabetes para regular a insulina, antidepressivos e medicações contra a osteoporose. A segunda pílula é real, ou quase. Ela se chama atividade física. As pessoas que praticam atividade física vivem mais e têm um risco menor de pressão arterial alta, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares, depressão, diabetes e síndromes metabólicas. E elas evitam a demência por mais tempo.

Não perca tempo comece hoje mesmo a tomar a segunda pílula!!!

Dr. Marcelo Rezende Young Blood Dr. Marcelo Rezende Young Blood