12 de August de 2021 | Medicina do Estilo de Vida
O álcool é uma substância tóxica e a principal causa de morte prematura entre pessoas com 15 a 49 anos. Não existe um nível de consumo seguro, seus efeitos são negativos a curto e longo prazo. O consumo excessivo reduz o raciocínio e dificulta que o nosso corpo lute contra doenças infecciosas, prejudicando o nosso sistema imune. Além disso, ele é responsável por acentuar comportamentos de risco, problemas de saúde mental e violência.
Confira algumas recomendações importantes:
- Não procure no álcool uma saída para amenizar ou lidar com suas emoções e estresse. Ele pode intensificar sintomas de ansiedade e até provocar crises de pânico e depressão, isso pode aumentar as chances de violência familiar e doméstica.
- Jamais misture álcool com remédios, isso pode tornar os remédios menos efetivos ou mais potentes a níveis tóxicos. O cuidado deve ser redobrado quando falamos de remédios para o sistema nervoso, pois o álcool pode interferir no funcionamento do fígado, causando insuficiência hepática.
- O álcool serve como estímulo para que fumantes consumam ainda mais cigarros. Essa associação pode ficar ainda mais complicada e perigosa, diante de um caso de COVID-19.
- Durante a pandemia, o álcool se tornou um grande causador de comportamentos perigosos, como as violações das medidas de distanciamento, isolamento social e higiene, podendo contribuir ainda mais para a disseminação do vírus.
- Procure não manter estoques de bebida alcoólica em casa, elas não são necessárias na alimentação humana e isso te ajudará a beber com menos frequência.
Escolher diminuir consideravelmente o consumo de bebidas alcoólicas é uma das decisões mais acertadas para a sua saúde e para as pessoas que você pode influenciar a sua volta. Se você achar que não está conseguindo controlar, procure ajuda!
Série de conteúdo baseados no artigo: "A medicina do estilo de vida durante (e após) a pandemia por COVID-19”. Agradecimento ao
@drandremoschetta @cbmev.org.br @dr_youngblood @clinica.atmus
#medicinadoestilodevida #lifestylemedicine #mevregionalPR #mevparatodos #pandemiacoronavirus #pandemia #pandemic #covid #covid19 #bebida #alcool #paredebeber #dependenciaquimica #habitossaudaveis #saude #coronavirus #pontagrossapr
Fonte: Smirmaul BPC, Chamon RF, de Moraes FM, Rozin G, Moreira ASB, de Almeida R, Guimarães ST. Lifestyle Medicine During (and After) the COVID-19 Pandemic. Am J Lifestyle Med. 2020 Aug 25;15(1):60-67. doi: 10.1177/1559827620950276. PMID: 33456421